terça-feira, 29 de novembro de 2016

No dia 29/11/2016 entrevistamos Solange Assis França e perguntamos para ela qual era o forró de Inimutaba que ela mais gostou . Veja o que ela disse no vídeo abaixo:

terça-feira, 8 de novembro de 2016

ENTREVISTA


Como foi a elaboração  do primeiro forró de Inimutaba?
 Surgiu a ideia em 1982, e o primeiro forró de Inimutaba foi realizado em 1983 teve muita dificuldade para realizá-lo. As barracas eram de bambu, o palco era feito de madeira e palha de coco, na época as barracas eram enfeitadas de artesanato.

O que inspirou o acontecimento do forró e como foi escolhido os dias?
 Devido a participação do prefeito e do vice-prefeito no forró de Curvelo o prefeito Gilson Carvalho de Sales devido ao seu entusiasmo resolveu  organizar o forró de Inimutaba. Ficou determinado que aconteceria nos meses de festa junina e acabou tornando-se tradição.

Desses todos anos de experiência e dedicação qual foi o forró que mais marcou pra vocês?
  Sopão: No forró de 2005 porque nesse ano Geraldo Messias irmão do locutor Sopão veio a falecer no dia 19/07 e o forró iria começar no dia 23/07, ele não ia participar do forró devido ao falecimento e por causa da tristeza, o Gilson falou para Sopão pra ele ir porque seu irmão iria gostar.
''faça em homenagem a ele''.
  Isabel: O primeiro forró que o prefeito Gilson convidou o lar dos idosos para participar em 2002 eles conseguiram a renda de R$4.000,00 reais e muraram o lar dos idosos, em 2008 ele contribuiu com a barraca e deu um boi.
  Zé Pedro: Foi o forró que veio o João Mineiro e Marciano.
  Cláudio (Bonaitta): O que lhe deu deu mais emoção foi o forró em que o (Manuelzão) Manuel Nardi esteve, e que o o João Mineiro e Marciano veio.
   Solange: O forró que mais marcou Solange foi em 2016 o ano que sua mãe morreu, ela ficou muito triste por isso nó forró ela via sua mãe por toda parte.




                   Tema Forró de Inimutaba                  

     José Pedro é de Inimutaba ele tem 67 anos que ele participa do Forró, com 40 anos de idade ele conseguiu o cavalo, o cavalo tinha 5 anos de idade na época que ele a comprou.

    o valor do cavalo na época era de 500 cruzeiro, ele depois de domado os povo ofereceu a ele 5,000 reais ele falou também que depois de ter o cavalo ele não perdeu nem uma cavalgada, é o cavalo morreu com 33 anos de idade, quando o cavalo morreu o Zé Pedro tinha 50 anos de idade .

     Na primeira cavalgada de Inimutaba ele falou que tinha 150 cavaleiros, ao passar do tempo tinha na facha de 400 cavaleiros.

     Quando ele comprou o cavalo ele já tinha vindo domado, o zé Pedro só terminou de domar é o cavalo ficou mais esperto.

   Quando a cavalgado chegava no fim o Zé Pedro descia de seu cavalo é fazia suas habilidade.   

           Essa é a foto de Zé Pedro


           É essa é a imagem do cavalo de Zé Pedo


                                   FIM

                            ass:(André Luís)

Grande homem do cavalo José Pedro

                               O Grande homem do Cavalo

                                           ( José Alves Martins

            José Alves Martins, popular José Pedro, é  de Inimutaba-MG.Ele tem 67 anos e começou a participar do forró de Inimutaba-MG com 40 anos de idade. Ele  conseguiu o cavalo Relâmpago que tinha 5 anos de idade . 

      O valor do cavalo na época era de 500 cruzeiros; depois de domado passou a  5 mil reais. O cavalo hoje não existe mais,ele morreu com 33 anos sem nenhuma doença ,pois ele morreu de velho. Seu dono relata que era um cavalo muito bom e treinado,ele mesmo adestrou seu cavalo na sua adolescência; ele vazia várias apresentações  em cavalgadas, rodeios e vaquejadas.                                                                                                                 José Alves Martins hoje traz de lembrança só a cabeça do cavalo de recordação do melhor cavalo que ele teve.    

Forró de Inimutaba/ TRAMA OFICINA DE TEATRO E DANÇA


 
GRUPO TRAMA 

     Grupo criado pela professora Dicilda Trindade em 2008 através da  Prefeitura Municipal de Inimutaba, e terminou no mesmo ano devido a administração seguinte não continuar com o projeto. No ano de 2013 o grupo voltou a abrilhantar os palcos... E o nosso Forró!




2015    32° forró - o Grupo Trama apresenta RETALHOS, falando um pouco da beleza de Minas Gerais.
O grupo apresenta na abertura oficial do forró. Desde de 2013.
 
" MINAS DE AMOR MINEIRO
LAÇOS TÃO VERDADEIROS
 VIDA ONDE O SONHO É REAL 
TERRA DE NOME PLURAL "
 
´´A GENTE PODIA PODER COSTURAR O TEMPO´´

                                                BIOGRAFIA DA PROFESSORA DICILDA TRINDADE

    Mesmo tendo que ir morar em um grande centro que é São Paulo, a Arte-Educadora Dicilda Trindade Oliveira não abriu mão do sonho de transformar as pessoas de sua cidade natal, Inimutaba (MG), por meio da arte. O pequeno município, com menos de sete mil habitantes, fica a 6 km da cidade vizinha, Curvelo (MG).
Dicilda sentiu desde cedo o interesse pela educação e pela dança, quando estudava balé nos primeiros anos de escola. Ela conta que fez a primeira faculdade, de Letras e Literatura Brasileira, em Curvelo, e depois Dança Contemporânea e Dança de Salão no Rio de Janeiro e São Paulo, além de graduar-se em Arte-Educação em São Paulo.    
Com tanta bagagem e dando aulas de dança para grupos particulares, sentiu que sua missão era trabalhar para projetos onde fosse possível levar a arte além dos muros. Em 2008 teve oportunidade de voltar para sua cidade de origem e desenvolver em parceria com o então prefeito, Gilson Carvalho de Sales, o projeto cultural Trama, onde eram oferecidas oficinas de teatro para as crianças.  Entre 2009 e 2012 houve uma interrupção. Em 2013, o prefeito Rafael Dotti de Carvalho retomou a ideia do pai (Gilson Carvalho), mas agora voltado para adolescentes e jovens, tendo Dicilda como diretora do projeto.
De acordo com arte-educadora, “o objetivo do grupo é formar os jovens para que desenvolvam o potencial criativo, além de ampliar a visão de mundo para que consigam se posicionar diante das situações da vida cotidiana”. Dicilda enfatiza que “assim se tornam cidadãos comprometidos, responsáveis, disciplinados e acima de tudo com sensibilidade para tocar o coração do mundo se preciso for”. Atualmente, 20 adolescentes e jovens maiores de 10 anos integram o grupo . Eles participam de aulas de teatro e dança semanalmente. Fazem aula de Balé Contemporâneo e Dança de Salão. As aulas são ministradas todas as Terças e quintas-feiras, no turno da tarde, de 18:00 às 20:30h, .Os jovens Carolaine Souza, 17 anos, e Cristiano Augusto Silva, 16, consideram o grupo uma família: “É onde convivemos por um tempo significativo com pessoas e personalidades diferentes. No início não foi fácil, inclusive tivemos que nos adaptar ao jeito exigente da Dicilda e também ao temperamento dos colegas”.

Nesse ano o grupo Trama apresentou no 33° Forró com a coreografia Chão

O 33ºFORRÓ DE INIMUTABA

o forró de Inimutaba  o primeiro forró foi em 1983   a  primeira barraca foi de bambu ,de madeira , lona e agora é de ferro  a tradição é de banda




                                                   O FORRÓ DE INIMUTABA                                                                                                                                                                                     

TATAH E CARLOS E


                ENTREVISTA COM SEU FRANCISCO [ mais conhecido como Chico Ribeirinho ]

     ''O FORRÓ DE INIMUTABA  iniciou-se em  1983 . 
  O  meu grupo conversou com seu FRANCISCO um participante do forró , que montavam  barracas. Ele tem 92 anos
  . As primeiras barracas foram feitas de bambu.''  Logo apos foram confeccionadas barracas de madeira,   assim depois forram criadas as barracas de tenda. 


  •  CARACTERÍSTICAS DAS BARRACAS  
  •   Barracas de bambu : foram confeccionadas de bambu e palhas . No teto era palha e telhados e nas formações utilizavam bambu.
         
  •  Barracas de madeira : confeccionadas de madeiras . o teto era de telhado e folha de palmeira  a armação era de madeira .
  •   tendas : eram confeccionadas de lona . o teto era  de lona a armação é de alúminio .


            A imagem acima mostra a nossa reunião  com os participantes  que  contribuiram  para  a grande festa que é o forró .


Decoraçao do 34 Forro De Inimultaba



  

                                          -  Forro de inimultaba -

                                                     - Decoraçao -

                                                            
                                  

   A decoração e feita pelo Wagner a Solange e o Jéferson que entro nesse ramo a pouco tempo ... Eles estudam uma nova forma de mostra a cultura de Inimutaba todos os anos no forró. Com ajuda da prefeitura eles montam todo o forró e assim alegra todo o povoado com sua criatividade e bom gosto ,além de fica bonito tem toda uma historia por traz . 

                                
                                                     

tema forro de inimutaba






terça-feira, 1 de novembro de 2016

TRAMA NO 32°FORRÒ DE INIMUTABA

       Olá eu thaynara e meu grupo vimos falar sobre as danças artísticas ocorrido 32° forró de Inimutaba



        Todas as sexta-feira antes da abertura oficial o grupo trama fazem números belicismos   e agradáveis de ver:



Cavalgada do Fórro de Inimutaba

Olá! Eu André  e meu grupo iremos falar sobre a tradicional cavalgada do forró de Inimutaba.


      Essa imagem acima é do 32° forró de Inimutaba.Todo início da cavalgada do forró acontece um churrasco no Recanto do Gaúcho,é um ato de acolhida para os peões e cavaleiros.



    Logo depois do churrasco os cavaleiros saem  em seguida e  tem o início da cavalgada.
     A cavalgada sai com as bandeiras (estado, país, municípios e dos grupos de cavaleiros) e com a imagem da Senhora Imaculada Conceição Aparecida (Padroeira do Brasil).
   
É percorrida na cidade de Inimutaba mostrando cultura,e principalmente, o toque do berrante, tocado pelo o nosso inimutabense senhor Cláudio.

      Depois de ter percorrido pela cidade tem término na praça central do forró, onde todo público está à sua espera.

     
     O Senhor Antônio recebe a cavalgada falando um pouco dos versos da boiada. 
    
 E logo em seguida todos são chamados pelo um ato de FÉ ,um ato religioso ,recebe de cabeça baixa a imagem da  Senhora Conceição Imaculada Aparecida (Padroeira do Brasil).


O senhor Cláudio toca pela a ultima vez o toque do berrante.




 Onde todas autoridades e donos de grupos de boiadas recebem a homenagem.



         Logo, todos os cavaleiros vão para as barracas onde a festa continua a tarde e a noite .
  

                                                Fim




A garota forró

Concurso para eleger  a garota e  garoto forró de Inimutaba de 2016



         Atualmente o forró de Inimutaba  ocorre no último final  de semana do mês de  julho, durante os quatro dias  do final  da semana.  A programação inclui concurso de garota  e garoto  forró , apresentação de bandas locais e  convidadas  de outras cidades show pirotécnico  , apresentação  de  ,capoeira , cavalgada  circuito de bicicleta e  feira de artesanato . durante os dias  de festiva cidades recebe antigos  moradores , que passaram a residir  em outras cidades . Esses retornam  na data festiva para rever seus familiares e aproveitam a oportunidade de sociabilidade oferecida pela festa.Juntos, antigos e atuais  moradores de Inimutaba ,e muitos visitantes contribuem para  que a festa do Forró se perpetue ao longo dos anos.


                                                  O GAROTO FORRÓ (LUAN VIEIRA)



                                                  A GAROTA FORRÓ(SARA LUÍZA)

                                                  campeões do Concurso de 2015
    

Decoração do forro de Inimutaba

 O FORRO DE INIMUTABA DESDE O COMEÇO SEMPRE FOI MUITO CHARMOSO,AS BANDEIROLAS, AS BARRACAS, O PALCO TUDO ISSO SEMPRE FOI MUITO BEM DE CORADO PELA POPULAÇÃO DA CIDADE.NO PRIMEIRO FORRO A DECORAÇÃO FOI LINDA SEGUNDO AS PESSOAS QUE O PRESENCIARAM ,AS BANDEIRINHAS ENFEITAVAM AS BARRACAS ,O PALCO E TODO O SEU ARREDOR,LINDOS VASOS DE FLORES QUE FICAVA NA PORTA DAS BARRACAS ESPERANDO OS VISITANTES CHEGAREM PARA SE DIVERTIR. A PRAÇA CEL. VICTOR MAS CARANHAS POSSUI FORMATO EM PENTÁGONO,IMPLANTADA EM TERRENO INCLINADO.O ESPAÇO DA PRAÇA NÃO É CERCADO.O ACESSO É FEITO DIRETAMENTE DA RUA, TENDO APENAS O MEIO FIO COMO SEPARAÇÃO. A DECORAÇÃO FOI REALIZADA EM EQUIPES O ESPAÇO FOI COBERTO DE BANDEIRINHAS FEITAS EM TECIDOS "TNT" , AMARRADAS EM BARBANTES E SUSTENTADA POR UM MASTRO ,INSTALADO NO CENTRO DA PRAÇA.NO JARDIM DA PRAÇA FORAM COLOCADOS BONECOS E VASOS DE FLORES ARTIFICIAIS.ESTA ORNAMENTAÇÃO FOI CONFECCIONADA EM MUTIRÕES PELOS FUNCIONÁRIOS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EM GRUPO. ENTÃO A DECORAÇÃO DAS BARRACAS ERA FEITA PELOS DONOS QUE COLOCAVAM CONFORMEM O SEU PENSAMENTO!!!