terça-feira, 29 de novembro de 2016
terça-feira, 8 de novembro de 2016
ENTREVISTA
Surgiu a ideia em 1982, e o primeiro forró de Inimutaba foi realizado em 1983 teve muita dificuldade para realizá-lo. As barracas eram de bambu, o palco era feito de madeira e palha de coco, na época as barracas eram enfeitadas de artesanato.
O que inspirou o acontecimento do forró e como foi escolhido os dias?
Devido a participação do prefeito e do vice-prefeito no forró de Curvelo o prefeito Gilson Carvalho de Sales devido ao seu entusiasmo resolveu organizar o forró de Inimutaba. Ficou determinado que aconteceria nos meses de festa junina e acabou tornando-se tradição.
Desses todos anos de experiência e dedicação qual foi o forró que mais marcou pra vocês?
Sopão: No forró de 2005 porque nesse ano Geraldo Messias irmão do locutor Sopão veio a falecer no dia 19/07 e o forró iria começar no dia 23/07, ele não ia participar do forró devido ao falecimento e por causa da tristeza, o Gilson falou para Sopão pra ele ir porque seu irmão iria gostar.
''faça em homenagem a ele''.
Isabel: O primeiro forró que o prefeito Gilson convidou o lar dos idosos para participar em 2002 eles conseguiram a renda de R$4.000,00 reais e muraram o lar dos idosos, em 2008 ele contribuiu com a barraca e deu um boi.
Zé Pedro: Foi o forró que veio o João Mineiro e Marciano.
Cláudio (Bonaitta): O que lhe deu deu mais emoção foi o forró em que o (Manuelzão) Manuel Nardi esteve, e que o o João Mineiro e Marciano veio.
Solange: O forró que mais marcou Solange foi em 2016 o ano que sua mãe morreu, ela ficou muito triste por isso nó forró ela via sua mãe por toda parte.
Tema Forró de Inimutaba
José Pedro é de Inimutaba ele tem 67 anos que ele participa do Forró, com 40 anos de idade ele conseguiu o cavalo, o cavalo tinha 5 anos de idade na época que ele a comprou.
o valor do cavalo na época era de 500 cruzeiro, ele depois de domado os povo ofereceu a ele 5,000 reais ele falou também que depois de ter o cavalo ele não perdeu nem uma cavalgada, é o cavalo morreu com 33 anos de idade, quando o cavalo morreu o Zé Pedro tinha 50 anos de idade .
Na primeira cavalgada de Inimutaba ele falou que tinha 150 cavaleiros, ao passar do tempo tinha na facha de 400 cavaleiros.
Quando ele comprou o cavalo ele já tinha vindo domado, o zé Pedro só terminou de domar é o cavalo ficou mais esperto.
Quando a cavalgado chegava no fim o Zé Pedro descia de seu cavalo é fazia suas habilidade.
Essa é a foto de Zé Pedro
É essa é a imagem do cavalo de Zé Pedo
FIM
ass:(André Luís)
Grande homem do cavalo José Pedro
O Grande homem do Cavalo
( José Alves Martins )
José Alves Martins, popular José Pedro, é de Inimutaba-MG.Ele tem 67 anos e começou a participar do forró de Inimutaba-MG com 40 anos de idade. Ele conseguiu o cavalo Relâmpago que tinha 5 anos de idade .
O valor do cavalo na época era de 500 cruzeiros; depois de domado passou a 5 mil reais. O cavalo hoje não existe mais,ele morreu com 33 anos sem nenhuma doença ,pois ele morreu de velho. Seu dono relata que era um cavalo muito bom e treinado,ele mesmo adestrou seu cavalo na sua adolescência; ele vazia várias apresentações em cavalgadas, rodeios e vaquejadas. José Alves Martins hoje traz de lembrança só a cabeça do cavalo de recordação do melhor cavalo que ele teve.
Forró de Inimutaba/ TRAMA OFICINA DE TEATRO E DANÇA
GRUPO TRAMA
Grupo criado pela professora Dicilda Trindade em 2008 através da Prefeitura Municipal de Inimutaba, e terminou no mesmo ano devido a administração seguinte não continuar com o projeto. No ano de 2013 o grupo voltou a abrilhantar os palcos... E o nosso Forró!

2015 32° forró - o Grupo Trama apresenta RETALHOS, falando um pouco da beleza de Minas Gerais.
O grupo apresenta na abertura oficial do forró. Desde de 2013.

" MINAS DE AMOR MINEIRO
LAÇOS TÃO VERDADEIROS
VIDA ONDE O SONHO É REAL
TERRA DE NOME PLURAL "
´´A GENTE PODIA PODER COSTURAR O TEMPO´´
Mesmo tendo que ir morar em um grande centro que é São Paulo, a
Arte-Educadora Dicilda Trindade Oliveira não abriu mão do sonho de
transformar as pessoas de sua cidade natal, Inimutaba (MG), por meio da
arte. O pequeno município, com menos de sete mil habitantes, fica a 6 km
da cidade vizinha, Curvelo (MG).
Dicilda sentiu desde cedo o interesse pela educação e pela dança,
quando estudava balé nos primeiros anos de escola. Ela conta que fez a
primeira faculdade, de Letras e Literatura Brasileira, em Curvelo, e
depois Dança Contemporânea e Dança de Salão no Rio de Janeiro e São
Paulo, além de graduar-se em Arte-Educação em São Paulo.
Com tanta bagagem e dando aulas de dança para grupos particulares,
sentiu que sua missão era trabalhar para projetos onde fosse possível
levar a arte além dos muros. Em 2008 teve oportunidade de voltar para
sua cidade de origem e desenvolver em parceria com o então prefeito,
Gilson Carvalho de Sales, o projeto cultural Trama, onde eram oferecidas
oficinas de teatro para as crianças. Entre 2009 e 2012 houve uma
interrupção. Em 2013, o prefeito Rafael Dotti de Carvalho retomou a
ideia do pai (Gilson Carvalho), mas agora voltado para adolescentes e
jovens, tendo Dicilda como diretora do projeto.
De acordo com arte-educadora, “o objetivo do grupo é formar os jovens
para que desenvolvam o potencial criativo, além de ampliar a visão de
mundo para que consigam se posicionar diante das situações da vida
cotidiana”. Dicilda enfatiza que “assim se tornam cidadãos
comprometidos, responsáveis, disciplinados e acima de tudo com
sensibilidade para tocar o coração do mundo se preciso for”. Atualmente,
20 adolescentes e jovens maiores de 10 anos integram o grupo . Eles participam de aulas de teatro e dança
semanalmente. Fazem aula de Balé Contemporâneo e Dança de Salão. As
aulas são ministradas todas as Terças e quintas-feiras, no turno da tarde, de 18:00 às 20:30h, .Os jovens Carolaine
Souza, 17 anos, e Cristiano Augusto Silva, 16, consideram o grupo uma
família: “É onde convivemos por um tempo significativo com pessoas e
personalidades diferentes. No início não foi fácil, inclusive tivemos
que nos adaptar ao jeito exigente da Dicilda e também ao temperamento
dos colegas”.
Nesse ano o grupo Trama apresentou no 33° Forró com a coreografia Chão

O 33ºFORRÓ DE INIMUTABA
o forró de Inimutaba o primeiro forró foi em 1983 a primeira barraca foi de bambu ,de madeira , lona e agora é de ferro a tradição é de banda
O FORRÓ DE INIMUTABA
O FORRÓ DE INIMUTABA
TATAH E CARLOS E
ENTREVISTA COM SEU FRANCISCO [ mais conhecido como Chico Ribeirinho ]
''O FORRÓ DE INIMUTABA iniciou-se em 1983 .
O meu grupo conversou com seu FRANCISCO um participante do forró , que montavam barracas. Ele tem 92 anos .
. As primeiras barracas foram feitas de bambu.'' Logo apos foram confeccionadas barracas de madeira, assim depois forram criadas as barracas de tenda.
- CARACTERÍSTICAS DAS BARRACAS
- Barracas de bambu : foram confeccionadas de bambu e palhas . No teto era palha e telhados e nas formações utilizavam bambu.
- Barracas de madeira : confeccionadas de madeiras . o teto era de telhado e folha de palmeira a armação era de madeira .
- tendas : eram confeccionadas de lona . o teto era de lona a armação é de alúminio .
A imagem acima mostra a nossa reunião com os participantes que contribuiram para a grande festa que é o forró .
Decoraçao do 34 Forro De Inimultaba
- Forro de inimultaba -
- Decoraçao -

A decoração e feita pelo Wagner a Solange e o Jéferson que entro nesse ramo a pouco tempo ... Eles estudam uma nova forma de mostra a cultura de Inimutaba todos os anos no forró. Com ajuda da prefeitura eles montam todo o forró e assim alegra todo o povoado com sua criatividade e bom gosto ,além de fica bonito tem toda uma historia por traz .

terça-feira, 1 de novembro de 2016
TRAMA NO 32°FORRÒ DE INIMUTABA
Todas as sexta-feira antes da abertura oficial o grupo trama fazem números belicismos e agradáveis de ver:
Cavalgada do Fórro de Inimutaba
Olá! Eu André e meu grupo iremos falar sobre a tradicional cavalgada do forró de Inimutaba.
E logo em seguida todos são chamados pelo um ato de FÉ ,um ato religioso ,recebe de cabeça baixa a imagem da Senhora Conceição Imaculada Aparecida (Padroeira do Brasil).
Essa imagem acima é do 32° forró de Inimutaba.Todo início da cavalgada
do forró acontece um churrasco no Recanto do Gaúcho,é um ato de acolhida
para os peões e cavaleiros.
Logo depois do churrasco os cavaleiros saem em seguida e tem o início da cavalgada.
A cavalgada sai com as bandeiras (estado, país, municípios e dos grupos de cavaleiros) e com a imagem da Senhora Imaculada Conceição Aparecida (Padroeira do Brasil).
É percorrida na cidade de Inimutaba mostrando cultura,e principalmente, o toque do berrante, tocado pelo o nosso inimutabense senhor Cláudio.
Depois de ter percorrido pela cidade tem término na praça central do forró, onde todo público está à sua espera.
Depois de ter percorrido pela cidade tem término na praça central do forró, onde todo público está à sua espera.
E logo em seguida todos são chamados pelo um ato de FÉ ,um ato religioso ,recebe de cabeça baixa a imagem da Senhora Conceição Imaculada Aparecida (Padroeira do Brasil).
A garota forró
Concurso para eleger a garota e garoto forró de Inimutaba de 2016
Atualmente o forró de Inimutaba ocorre no último final de semana do mês de julho, durante os quatro dias do final da semana. A programação inclui concurso de garota e garoto forró , apresentação de bandas locais e convidadas de outras cidades show pirotécnico , apresentação de ,capoeira , cavalgada circuito de bicicleta e feira de artesanato . durante os dias de festiva cidades recebe antigos moradores , que passaram a residir em outras cidades . Esses retornam na data festiva para rever seus familiares e aproveitam a oportunidade de sociabilidade oferecida pela festa.Juntos, antigos e atuais moradores de Inimutaba ,e muitos visitantes contribuem para que a festa do Forró se perpetue ao longo dos anos.
O GAROTO FORRÓ (LUAN VIEIRA)
A GAROTA FORRÓ(SARA LUÍZA)
campeões do Concurso de 2015
Atualmente o forró de Inimutaba ocorre no último final de semana do mês de julho, durante os quatro dias do final da semana. A programação inclui concurso de garota e garoto forró , apresentação de bandas locais e convidadas de outras cidades show pirotécnico , apresentação de ,capoeira , cavalgada circuito de bicicleta e feira de artesanato . durante os dias de festiva cidades recebe antigos moradores , que passaram a residir em outras cidades . Esses retornam na data festiva para rever seus familiares e aproveitam a oportunidade de sociabilidade oferecida pela festa.Juntos, antigos e atuais moradores de Inimutaba ,e muitos visitantes contribuem para que a festa do Forró se perpetue ao longo dos anos.
O GAROTO FORRÓ (LUAN VIEIRA)
A GAROTA FORRÓ(SARA LUÍZA)
campeões do Concurso de 2015
Decoração do forro de Inimutaba
O FORRO DE INIMUTABA DESDE O COMEÇO SEMPRE FOI MUITO CHARMOSO,AS BANDEIROLAS, AS BARRACAS, O PALCO TUDO ISSO SEMPRE FOI MUITO BEM DE CORADO PELA POPULAÇÃO DA CIDADE.NO PRIMEIRO FORRO A DECORAÇÃO FOI LINDA SEGUNDO AS PESSOAS QUE O PRESENCIARAM ,AS BANDEIRINHAS ENFEITAVAM AS BARRACAS ,O PALCO E TODO O SEU ARREDOR,LINDOS VASOS DE FLORES QUE FICAVA NA PORTA DAS BARRACAS ESPERANDO OS VISITANTES CHEGAREM PARA SE DIVERTIR.
A PRAÇA CEL. VICTOR MAS CARANHAS POSSUI FORMATO EM PENTÁGONO,IMPLANTADA EM TERRENO INCLINADO.O ESPAÇO DA PRAÇA NÃO É CERCADO.O ACESSO É FEITO DIRETAMENTE DA RUA, TENDO APENAS O MEIO FIO COMO SEPARAÇÃO.
A DECORAÇÃO FOI REALIZADA EM EQUIPES O ESPAÇO FOI COBERTO DE BANDEIRINHAS FEITAS EM TECIDOS "TNT" , AMARRADAS EM BARBANTES E SUSTENTADA POR UM MASTRO ,INSTALADO NO CENTRO DA PRAÇA.NO JARDIM DA PRAÇA FORAM COLOCADOS BONECOS E VASOS DE FLORES ARTIFICIAIS.ESTA ORNAMENTAÇÃO FOI CONFECCIONADA EM MUTIRÕES PELOS FUNCIONÁRIOS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EM GRUPO.
ENTÃO A DECORAÇÃO DAS BARRACAS ERA FEITA PELOS DONOS QUE COLOCAVAM CONFORMEM O SEU PENSAMENTO!!!
Assinar:
Postagens (Atom)






















